Preço Bitcoin Brasil de 31 de dezembro de 2019

Volumes das exchanges de Janeiro a Dezembro de 2019

INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta um resumo dos dados de VOLUME de operações de compra e venda de Bitcoin (BTC) coletados das API disponibilizadas pelas exchanges de 01/01/2019 a 31/12/2019. Tem como objetivo apresentar as informações coletadas de forma organizada e visualmente agradável, deixando disponível a informação para a análise dos especialistas.


METODOLOGIA

Todas as informações de volume foram coletadas diretamente das exchanges através de seus respectivos canais de informações (API). Nenhuma informação coletada foi submetida a filtros ou alterações. Consideramos que as informações oferecidas através destes canais são DECLARAÇÕES que não foram auditadas, ou seja, se por ventura uma exchange de má fé ou por erro enviar um dado impreciso, assim ele será registrado em nossos bancos de dados.

As exchanges brasileiras não restringem a negociação de Bitcoin a um determinado horário. Assim, na ausência de uma padronização de um horário de fechamento, optou-se por encerrar o dia de negociação, para fins desse relatório, às 23:59:59 UTC, ou seja, acompanhando o horário mundial coordenado. Se a exchange falhou em fornecer a informação no horário 23:59:59 UTC, o script de coleta que produziu os dados deste relatório retrocedeu até 21:59:59 UTC em busca do volume das últimas 24 horas.

Todas as exchanges apresentadas neste relatório fornecem o “volume das últimas 24h” em qualquer momento do dia. Como descrito no parágrafo anterior, o script pode retroceder em até 2 horas em busca da última informação disponível. Se o script não encontrar a informação, será registrado o texto “NE” no lugar do volume em BTC. Todos os volumes coletados foram arredondados até a terceira casa decimal.

Foram coletadas informações de volume das seguintes exchanges: 3xBit, Acesso Bitcoin, BitBlue, BrasilBitcoin, BitCambio, Biscoint, bitPreço, Braziliex, BTCBolsa, Bitnuvem, Bitrecife, BitcoinTrade, BitcoinToYou, CoinBene, CriptoHub, Coinext, CryptoMKT, Citcoin, CointradeCX, e-juno/Latoex, flowBTC, Foxbit, MercadoBitcoin, Modiax, NovaDAX, NOX Bitcoin, New Cash, Omnitrade, PagCripto, Profitfy, Pitaia Trade e Walltime.

Ressaltamos que ao optar pela estratégia de usar o “volume das últimas 24h” em horário fixo (23:59:59 UTC), podendo retroceder até 21:59:59 UTC, podemos ter gerado pequenas variações no valor apresentado, porém, bem aproximado dos valores reais no período analisado.


RESULTADOS

As exchanges brasileiras declararam ter movimentado 369.357,54 Bitcoins de 01/01/2019 a 31/12/2019 que, na cotação de 31/12/2019, equivale a R$ 10.796.501.996,32. A exchange com maior volume foi a MercadoBitcoin com 115.842,623 Bitcoins negociados, correspondendo a 31,36% do mercado nacional. O dia que registrou a maior movimentação de Bitcoin no país foi 26/06/2019 com 5.070,38 BTC. E o dia com menor movimentação foi 17/11/2019 com 113,43 BTC.

Volumes das exchanges mensal em 2019

Apesar de um vigoroso aumento da quantidade negociações a partir de fevereiro, atingido seu clímax em maio, o mercado de Bitcoin tem sofrido um movimento contrário de queda desde julho. Este movimento de redução do volume negociado continuou até o final do ano fazendo com que Dezembro tivesse o menor volume mensal dos últimos 12 meses – 19.958,08 BTC. As causas desse arrefecimento podem ser externas, decorrente de decisões de bancos internacionais, ou internas, resultado da instrução normativa RFB 1.888, cujos efeitos vigoraram a partir de agosto de 2019, ou até mesmo como consequência da perda de credibilidade das empresas do ramo de criptomoedas que estiveram envolvidas em litígio com seus clientes.


ARQUIVOS DE APOIO

As informações coletadas foram disponibilizadas em 2 formatos: planilha OpenOffice e CSV. O arquivo no formato OpenOffice contém 4 planilhas. A primeira apresenta uma tabela com os volumes diários de cada exchange, do dia 01/01/2019 a 31/12/2019. Nesta planilha é possível clicar nas datas da primeira coluna para abrir o navegador padrão na página do “PREÇO BITCOIN BRASIL” na hora 23:59:59 UTC deste mesmo dia. Na segunda planilha há um resumo gráfico do volume diário da primeira planilha. Na terceira planilha a informação é apresentada mensalmente. E na quarta planilha há um resumo gráfico do volume mensal da terceira planilha. Se aberto no LibreOffice, sugerimos que o arquivo CSV use o “Conjunto de Caracteres” “Unicode (UTF-8)” e o idioma “Inglês (EUA)”. A utilização das informações destes arquivos, para quaisquer fins, somente está autorizada se houver indicação expressa de que a fonte é o “Cointrader Monitor”, através da ferramenta “PREÇO BITCOIN BRASIL”, além do link “https://cointradermonitor.com/preco-bitcoin-brasil”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>